quinta-feira, 28 de junho de 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Semana Pedagógica - Julho 2012


SEMANA PEDAGOGICA  - Julho / 2012

 
 
  • Dia 19/07 - quinta-feira      Local : Esc  Mun São Sebastião
          horário das 8:30h às 12:00h - pro letramento de Matemática
          horário das 13:00h às 16:30h - pro letramento de Alfabetização e Linguagem
 
  • Dia 20/07 - sexta-feira     Local : Esc  Mun São Sebastião
          horário das 8:30h às 12:00h - pro letramento de Matemática
          horário das 13:00h às 16:30h - pro letramento de Alfabetização e Linguagem
 

Obs.: As professoras que não participam da formação continuada, deverão cumprir o seu horário na sua respectiva escola nos dias 19 e 20/07


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto Dengue


                            Resultado “ Projeto Dengue”


Jardim III
Centro Municipal de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho
Professora:  Fernanda
Aluno:  João Fernando

1º Ano
Escola Municipal Professora Janina de Lima Cavalheiro
Professora:  Silvana
Aluno:  Lais A. T. de Souza

2º Ano
Escola Municipal  Professora Janina de Lima Cavalheiro
Professora:  Silvana
Aluno:  Victória Gabrielli Alves Pedroso

3º Ano
Escola Municipal Professora Janina de Lima Cavalheiro
Professora:  Silvana
Aluno:  César  Antonio Pereira

4º Ano
Escola Municipal São José
Professora:  Dilma
Aluno:  João Victor Bagatim de Oliveira

5º Ano
Escola Municipal São José
Professora:  Elaine
Aluno:  Brenon Aparecido Ferreira

EJA
Escola Municipal São Sebastião
Professora:  Cleusa
Aluno:  Josinei do Socorro Orlandini

A Equipe do Departamento Municipal de Educação agradece a todos  que participaram do Concurso.  E aos vencedores nossos parabéns!  Continuem sempre sendo destaque na Educação Tavorense.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pró-Letramento Matemática - Frações

Algumas propostas
·       Não utilize seus conhecimentos prévios para resolver as atividades seguintes, se coloque na posição de alguém que não conhece a simplificação ou a equivalência de frações, como é o caso do nosso aluno.
·       ATIVIDADE 1 – Usando várias folhas do mesmo tamanho ( sulfite) dobrem-nas, de modo a dividir as folhas em duas partes iguais, quatro partes iguais, oito.
·       Pintem nas folhas as seguintes frações:1/2;1/4;1/8;2/4;3/8;5/8;3/4/2/2.
·       Qual destas frações representa a maior área?
·       Qual representa a menor área?
·       Quais frações representam áreas iguais?
·       Qual das duas frações representa a parte maior: 5/8 ou ¾? Explique sua resposta.









Aquisição de Material Educação Infantil Tavorense

Foram adquiridos pelo Departamento Municipal de Educação livros infantis entregues ao Centro Municipal de Educação Infantil – Chapeuzinho Vermelho e a Creche Municipal João Antônio Vieira, dentre eles livros de banho, livros travesseiros de histórias, livros com fantoches e vários outros, ao todo foram mais de trezentos livros.  Esperamos que as professoras usem e abusem dessa aquisição.












quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corpus Christi


O nome vem do latim e significa Corpo de Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.
Acontece numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
"O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida.
O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente" (Jo 6, 55 - 59).
Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.
A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.
Compôs o hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que lea se tornou um grande cortejo de ação de graças.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio corpo de Cristo.
Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. 

terça-feira, 5 de junho de 2012

5 de Junho - Dia Internacional do Meio Ambiente

Em Junho no dia 05 comemora-se o dia do Meio Ambiente, porém sem motivos para comemorarmos usamos o mesmo para repudiar os tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente. E quando falamos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitat, principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio ambiente tem dever lutar contra todos os tipos de arbitrariedade praticadas contra o mesmo.
Ei! É você mesmo, está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.
Estou triste e arrasado
O homem me despreza
Ele não me valoriza
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer pára um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome.
Que sou o ar que respiras.
Aliás, sou a tua vida, e me destruindo conseqüentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.
Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.
Por favor
Salve-me!
Salve-me!
Salve-me...!



Uma Etapa Vencida - Proinfo 40 h

Homenagem aos Professores